sábado, 3 de setembro de 2011

Piolho?



É cada vez mais frequente, principalmente em épocas de mais calor, o aparecimento de pediculose em crianças de idade escolar.

Vem sendo observado um aumento nesse sentido, sobretudo nos colégios. Os piolhos constituem um problema sanitário que independe de classe social.

Como se desenvolve o piolho na cabeça de uma criança?

Piolhos nas crianças

O piolho chega à cabeça e se agarra a um cabelo, onde se alimenta chupando o sangue do couro cabeludo. As fêmeas colocam ovos (lêndias), que se agarram ao cabelo como uma cola. A lêndia tem tem forma ovalada de cor branca que se distingue da caspa porque está agarrada e grudada no cabelo. Desses ovos saem o piolho que logo estará adulto e começará a pinicar e a colocar mais ovos.
Como se pode evitar os piolhos?

Os piolhos passam de uma cabeça para outra de uma maneira muito fácil. Por isso, é necessário tomar algumas precauções quanto à higiene:

- Lavar os cabelos com frequência.

- Pentear e escovar os cabelos diariamente.

- Revisar frequentemente a cabeça das crianças, principalmente atrás das orelhas e na nuca.

- Limpar pentes e escovas com frequência.

- Não compartilhar utensílios como pentes, bonés, elásticos de cabelo, grampos, etc.
O que fazer no caso da criança ter piolhos?

Se notar a presença de piolhos na cabeça das crianças, deverá fazer o seguinte:

- Molhar o cabelo todo e couro cabeludo com uma loção antiparasitária, preferivelmente à base de piretrinas, que encontrarão nas farmácias. Não lavar o cabelo antes de aplicar essa loção. Tão pouco deve-se tapar a cabeça com toalhas, porque absorvem o produto. Pode-se cobrir a cabeça com uma touca plástica. Se tratarão com shampoo ou loção pediculicida somente aquelas pessoas que estejam infestadas. A utilização indiscriminada desses produtos nas crianças não é recomendável.

- Passadas de 2 a 4 horas, lavar o cabelo com shampoo normal ou pediculicida.

- Enxaguar com água e vinagre (uma parte de vinagre e duas de água), para favorecer a eliminação das lêndias.

- Não secar com secador.

- Uma vez enxaguado o cabelo, tirar as lêndias com a mão cou com pente bem fino.

- Os pentes e todo tipo de adornos de cabelo, devem ser submersos uma hora em loção pediculicida. As roupas, bem como as toalhas, etc., devem ser lavadas com água quente.

- Todas as pessoas que convivem com a criança parasitada, deverão ser revisadas, e se for o caso, tratá-las da mesma forma.

- Nos dias em que se estiver realizando o tratamento, após detectar a presença de piolhos e lêndias, não ir à escola, para evitar infestação nas outras crianças.

Fonte - http://br.guiainfantil.com/higiene-infantil/336-piolhos-ou-pediculose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário