sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

As aulas começaram!


Quando o período letivo de aulas inicia e as crianças começam a estudar, algumas delas podem sentir dificuldade em se adaptar ao novo ambiente num primeiro momento. Os novos professores ou os colegas novos, podem causar uma grande ansiedade, e nessa hora os pais tem de estar presentes para ajudar os filhos.

Novos Hábitos

Para se adaptar ao novo ambiente, os alunos terão que seguir novas regras de horário, além do convívio diário com professores que eles não conhecem e também os novos colegas, que eles terão de conquistar a amizade. Pela grande quantidade de novidades que esperam a criança, ela pode apresentar um comportamento de fazer birra para não entrar na escola, pelo pânico que a nova situação pode provocar nela. O papel dos pais nessa fase é amenizar os medos de seus filhos, para que eles consigam enfrentar essa nova etapa de vida com mais confiança.


Educação Infantil
Opinião de Especialistas

Segundo especialistas em psicopedagogia é muito importante que os pais demonstrem a confiança que eles tem na nova escola, para que a criança também possa sentir o mesmo. O filho deve entender que o novo local escolhido para ele estudar foi o melhor que os pais puderam fazer.Outra sugestão é mostrar as crianças que o medo e a ansiedade que sentem é normal, e elas vão com certeza superar essa fase de adaptação. Porém, para que isso aconteça é necessário que eles também se esforcem para conseguir gostar da nova escola. Os pais devem estar conscientes de que as crianças com menos idade não tem ainda muitos recursos emocionais para enfrentar as mudanças, pois quando estão longe de seus pais, tudo de novo que acontece as deixam inseguras. O que não acontece com tanta frequência em crianças maiores, pois elas tem mais maturidade e percebem melhor os fatos, sendo por isso mais fácil sua adaptação. Outra orientação é sempre preparar os filhos para as mudanças que vão acontecer na sua vida.


Escola Nova para Crianças
Chamar Atenção dos Pais


Para alguns psicopedagogos,as crianças podem apresentar esse comportamento, somente para chamar a atenção dos pais. Por isso se após os conselhos deles, a criança insistir em não querer ir até a escola, os pais terão que ir até lá com os filhos. Depois de algum tempo, os pais podem ir sem avisar para verificar como está a adaptação da criança. Se ela ainda não estiver bem, vale a pena conversar e explicá-la que não é possível haver mudança de escola no meio do período letivo. Segundo os especialistas em educação infantil, esse comportamento costuma ser somente uma fase que a criança consegue superar depois de algum tempo de convivência na nova escola. Porém, se ele permanecer por mais tempo é aconselhável que os pais consultem um psicólogo infantil para verificar se o problema de adaptação não é uma barreira emocional mais séria, que a criança não está conseguindo superar

Salete Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário